(011) 3845-7417 / WhatsApp (011) 9 7150-5915 inmind@inmind.com.br

Timidez, antes de tudo é uma atitude e atitudes podem ser mudadas…Vejamos:

Existem pessoas que “estão” tímidas e que “não são” tímidas de fato. São aquelas que estão enfrentando o “desconhecido” –  uma vida nova longe de casa, os primeiros tempos após um casamento desfeito, um novo desafio profissional…  Esses são na verdade, períodos mais de insegurança, que facilmente se confundem com timidez!

Bons exemplos disso não faltam: a estreia de um ator experiente em uma nova peça, a chegada de um novo líder na empresa, a implantação de um novo processo, enfim, tudo que está fora da área de conforto dos envolvidos, ao menos naqueles momentos…

Para essas situações, a própria recorrência dessas experiências é o “remédio” mais eficaz. Afinal a prática traz a perfeição. No livro Outliers, do Malcolm Gladwell, o autor garante que 10.000 horas de prática podem tornar qualquer pessoa um “gênio” naquilo que faz! Vale experimentar a receita…

Já para aqueles cuja timidez não escolhe  hora ou lugar, temos algumas sugestões, para que vençam os primeiros 5 minutos de exposição pessoal e consigam “engrenar” contatos e interações com mais serenidade. Vamos às sugestões:

  1. Diante de alguém que acaba de conhecer, faça perguntas sobre ela – nada invasivo, apenas superficiais. Você vai ver que as pessoas gostam de falar sobre si mesmas…
  2. Em uma situação em que o seu conhecimento está sendo posto a prova, você tem 2 caminhos:
  • Se sabe do assunto e não se sente à vontade para “bancar o professor”, peça que lhe façam perguntas. É mais fácil e objetivo dar respostas do que dissertar sobre um assunto;
  • Se você não conhece o assunto, não se “apavore” – Diga que não conhece esse tema, por que se dedicou a outros interesses (importante nomeá-los) e na sequência demonstre interesse em saber mais sobre o que o interlocutor está abordando. Ele certamente ficará feliz em mostrar sua “erudição”…

3. Se está em frente a uma plateia, precisando explicar ou apresentar um tema, use as técnicas básicas de apresentação.

Temos um e-book bastante objetivo que você pode consultar: Clique aqui para baixar o ebook gratuito. 

Espero que tenhamos ajudado a vencer determinadas situações que desafiam sua timidez.

Mas lembre-se: “as pessoas são conquistadas com simpatia e simplicidade e não vai faltar quem goste da discrição e de um certo mistério que todos os tímidos têm!