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APLICAÇÃO DE FEEDBACK POSITIVO

  • Descreva o fato objeto da devolutiva  com objetividade;
  • Demonstre os benefícios/impacto da atitude/ação;
  • Inicie falando dos ganhos para a empresa, para o setor e para o colaborador;
  • Não faça promessas que não possa cumprir;
  • Seja claro e objetivo: quantifique e qualifique a informação;
  • Busque participação, faça perguntas;
  • Quanto mais imediata sua devolutiva mais impacto terá.

 

APLICAÇÃO DE FEEDBACK CORRETIVO

  • Descreva o fato objeto da devolutiva com objetividade;
  • Especifique méritos (esforços, tentativas etc.);
  • Não transforme reconhecimento de méritos em elogios intensos. Pode prejudicar a correção que está para ser feita;
  • Interaja, faça perguntas;
  • Especifique preocupação pela distância entre o que era esperado e o resultado apresentado;
  • Faça correção, mantendo a mesma racionalidade e equilíbrio usados desde o início;
  • Defina os próximos passos.

 

RECEBIMENTO DE QUALQUER TIPO DE FEEDBACK

  • Escute com atenção, com postura interessada, mantendo o contato visual;
  • Utilize a técnica do espelhamento, repetindo os padrões visuais, auditivos e emocionais do interlocutor – isso vai aproximá-lo dele;
  • Demonstre sua disposição e disponibilidade para se atualizar continuamente de seu desempenho.

RECEBIMENTO DE FEEDBACK POSITIVO

  • Certifique-se que entendeu o principal fato/atuação que foi considerado acima da média de excelência para a qual você foi contratado;
  • Se não ficar claro parafraseie ou pergunte – você precisa repetir padrões para superar-se continuamente;
  • Demonstre satisfação pelo reconhecimento e como ele alavanca sua responsabilidade em continuar a desempenhar cada vez melhor o seu papel;
  • Não é o momento de “cobranças” ou pedidos – apenas demonstre que você deseja e está pronto para outros desafios;
  • Demonstre interesse pelo seu autodesenvolvimento enriquecendo seu papel na empresa;
  • Para finalizar agradeça as oportunidades e o reconhecimento recebidos;
  • Demonstre seu desejo de continuar a ser informado daquilo que esperam de você.

RECEBIMENTO DE FEEDBACK CORRETIVO

  • É importante que você entenda objetivamente o que está sendo dito. Receba os dados de forma  madura, assertiva e não emotiva;
  • Demonstre seu agradecimento e  Interesse pela oportunidade em entender claramente a distância entre o que era esperado e o que foi “entregue”;
  • Se não ficar claro parafraseie ou pergunte;
  • Demonstre sua disposição de usar o ocorrido “como lição aprendida”;
  • Não é o momento de eximir-se de responsabilidades ou de culpar outros pelo ocorrido;
  • Questione onde buscar mais ferramentas para seu autodesenvolvimento;
  • Para finalizar agradeça a oportunidade e demonstre seu desejo de continuar a ser informado daquilo que esperam de você.