(011) 3845-7417 / WhatsApp (011) 9 7150-5915 inmind@inmind.com.br

Você tem noção do quanto a motivação dos colaboradores de uma empresa pode interferir de forma positiva nos resultados ? Por isso, nós da Inmind Capacitação, preparamos uma lista para você com 7 passos para aumentar a motivação de sua equipe. Confira a seguir:

-Treine sua equipe

Como cobrar melhores resultados da sua equipe se eles não estão preparados para isso? Treinamentos para sua equipe são importantes para que estejam sempre preparados, para que entendam a mente do público-alvo, e assim tragam resultados melhores, fechando mais vendas. Os treinamentos vão do mais amplo ao mais objetivo, desde técnicas de negociação, técnicas de vendas, prospecção de clientes, etc. Investir em treinamento nunca é demais, ainda mais pelos resultados que se pode ter através dele. Por isso, mantenha sua equipe sempre atualizada e preparada para toda e qualquer etapa de uma negociação e venda.

 -Conquiste a confiança deles

É necessário que sua equipe te olhe com bons olhos, que confiem em você e te respeite. Mas para chegar a isso, é necessário que você como líder se empenhe a ajudar e incentivar sua equipe.  Ao invés de apenas cobrar ou impor algo, deve ajudar a equipe a atingir os resultados buscados, conversar com todos individualmente para saber o ponto de vista de cada um, dizer o que espera deles e buscar junto com eles. Deixando claro que, apesar do cargo de líder, você, assim como todos é também um membro da equipe. Dessa forma irá conquistar a confiança deles e verá como isso interfere de forma positiva nos resultados.

-Crie metas justas

Primeiramente, as metas devem ser tangíveis e justas, nada muito fora da realidade ou muito além, pois a tendência dessas é o fracasso.  É necessário que você planeje as metas, de forma que elas sejam diárias, semanais e mensais. Após o planejamento, você irá distribuir as metas de forma que sejam justas para todos, especificando o prazo de cada uma, a forma de alcançar tais resultados e acompanhar como estão se saindo. E não esqueça que prospecção de clientes também se qualifica como um resultado, pois já é um avanço para uma possível venda. Ao fim dos prazos de entregas das metas estipuladas, analise o que deu certo para ser aplicado nas próximas metas, e o que não gerou resultados para ser modificado.

-Dê incentivos

Muitos evitam a possibilidade de oferecer incentivos por associar “dar incentivos” com “dar dinheiro”. Também pensa assim? Pois não se preocupe, a remuneração financeira não é a única opção quando se trata de motivação de sua equipe. De acordo com pesquisas, os principais fatores para se trabalhar numa empresa são:

  1. Pacote de benefícios;
  2. Condições de trabalho;
  3. Ambiente de Trabalho;
  4. Salário.

Exatamente nessa ordem! Repare que, apesar do incentivo no salário ser uma opção, não é a única e nem a mais importante. Muitas equipes gostariam que os incentivos viessem em forma de melhorias no ambiente de trabalho, o que é bastante válido pois motiva a equipe inteira a cumprir as metas e obter os melhores resultados pois TODOS serão beneficiados. Converse com sua equipe, considere suas opiniões, o que eles gostam? O que os motivaria mais? Qual é o incentivo que mais os atrai?

 -Valorize sua equipe

Faça com que os membros da sua equipe se sintam importantes e valorizados, dessa forma irão retribuir o valor que lhes é atribuído em forma de bons resultados, pelo fato de estarem mais motivados. Elogie sua equipe, reconheça quando atingirem os resultados esperados, leve em consideração suas opiniões, ajude-os a crescer, etc.

-Estimule-os a crescer

Todo colaborador sonha em ter um líder que almeja o seu crescimento como profissional. Estamos tão acostumados a conviver com pessoas ruins que só desejam nosso fracasso, que quando nos deparamos com alguém que nos estimula a crescer, a admiração é imediata. Alguém já fez o mesmo por você antes? Como você enxergava aquela pessoa que contribuiu no seu crescimento profissional? Que tal ser visto da mesma forma pelos membros da sua equipe?  A maior vitória que um líder pode ter é ver as pessoas de sua equipe crescendo e alcançando resultados cada vez melhores. Se você pensar assim, já deu o primeiro passo para ajudar as pessoas a crescer.

-Dê feedbacks

O feedback positivo é uma ferramenta poderosa quando se trata de motivar pessoas. O que ocorre é que as pessoas gostam de ter retornos positivos do seu trabalho, gostam de ter seu esforço e dedicação reconhecidos pois isso traz satisfação. Não economize nos elogios e retornos positivos quando sua equipe estiver indo bem, verá que, o feedback positivo, quando empregado de forma correta também serve como um ótimo incentivo para trazer bons resultados.

Ele ocorre não para punir, mas para evitar erros – são lições aprendidas. Uma dica! Feedback negativo deve ser dado de forma particular, nunca corrija algum colaborador ou membro de sua equipe em público. O retorno dessa atitude pode ser prejudicial não só àquele profissional como também para toda a equipe.