(011) 3845-7417 / WhatsApp (011) 9 7150-5915 inmind@inmind.com.br
Se comunicar da maneira certa pode ser desafiador, principalmente se você precisar delegar tarefas ou resolver um problema. Ainda bem que existem algumas técnicas que podem facilitar essas conversas, sejam elas individuais ou em grupo.

1. Saiba o que você quer dizer!

Expressões como “hum…” e “tipo…” podem distrair e não deixar claro o que você tem a dizer. Se você tem esse hábito, tente falar mais devagar e planeje o que vai dizer.

 

2. Faça contato visual.

Olhe nos olhos das pessoas de sua equipe quando estiver falando com elas.

 

3. Conte uma história.

Histórias cativam e isso faz com que as pessoas prestem atenção e entendam a sua mensagem.

 

4. Diga o que VOCÊ QUER e o VOCÊ NÃO QUER.

Para não deixar espaço para ser mal interpretado, diga o que você quer e o que você não quer.

 

5. Em reuniões com a equipe, por exemplo, peça para explicar o que foi dito.

Para assegurar que todos estão entendendo a mensagem, discuta o que foi dito por um participante com outro. Caso haja algum erro de comunicação, ele pode ser resolvido imediatamente.

 

6. Faça perguntas abertas.

Para ir mais fundo em um determinado assunto, pergunte o que outros participantes estão pensando sobre esse assunto e não aceite que apenas os membros mais expressivo falem: provoque também os participantes mais tímidos.

 

7. No fim de uma reunião, recapitule o que foi discutido.

Também deixe claro quais são os próximos passos, para que todos os participantes fiquem na mesma página.

 

8. Se for escrever um recado, um bilhete ou um e-mail, seja objetivo.

Releia o texto e tire o desnecessário antes de enviar. Mensagens escritas precisam ser curtas e claras.

 

9. Leia em voz alta

Antes de enviar, leia sua mensagem e garanta que ela não pode ser lida de maneira rude, mesmo que seja necessário deixá-la um pouco maior,

 

10. Não substitua uma conversa por um e-mail

Em uma conversa você tem a oportunidade de ver a linguagem corporal e ouvir o tom da pessoa. Deixe os e-mails apenas para marcar uma reunião ou enviar o que foi discutido, como um lembrete.

 

Quer saber mais? Baixe nosso eBook!

eBook Comunicação Verbal e Não Verbal

 

A Inmind pode te ajudar:

A Comunicação deixou de ser habilidade, é um link para os negócios. E você é, no meio em que vive, o que comunica ser. Lembre-se: A diferença entre uma afirmação e uma provocação é a forma de comunicá-las.

Uma boa Comunicação transforma ideias comuns em possibilidades interessantes.